dezembro 15, 2009

Acho que eu já vi isso.

- por @re_marcomini


Uma semana sem vocês, que saudades. Brincadeira isso foi irônico. Bom, meu assuntos são sempre inuteis, mas meu blog (é melhor eu dizer nosso, antes que a janela de alguém pisque no msn) foi feito pra dizer o que penso, certo? como eu disse no primeiro post, eu sempre estou certa HAHAH brincadeira novamente.
Bom, sabe quando você está parado observando as coisas que ocorrem ao teu redor, e você pensa: "Nossa, parece que eu já tinha visto isso acontecer." Isso se chama Déja Vu, e é sobre isso que vou falar hoje. Não é a música da Pitty ou aquela banda que todos fazem comentários idiotas jurando que foram engraçados, risos de ironia, or. Mas vamos ao assunto principal, Déja Vu é uma reação psicológica, que por vezes torna um local mais acolhedor, fazendo com que sejam transmitidas ideias de que já se esteve posteriormente naquele lugar, conhece estranhas pessoas, que o fato já tenha ocorrido, entre outros aspectos. Vem do francês e significa
já visto literalmente.
Um cara, o qual eu não lembro o nome, acredita existirem três leis que conssistem sobre o Déja vu. 1 - É algo que está acontecendo no exato momento da ação. (por isso o sentimento de já ter visto)

2 - nunca se repete a um outro que você já havia tido. Um sonho pode se repetir, o Déja Vu não. Sendo que uma ação nunca se repete, nunca alguém vai, por exemplo, dirigir aquele carro no mesmo dia com as mesmas pessoas na rua com aquele lixinho no canteiro, igual naquele outro dia.

3 -
Quando alguém tem um Déjà vu e sabe qual será a ação seguinte, isso já não é caracterizado um Déjà vu (apesar de hoje em dia erroneamente já caracterizar-se como um).

Não é como uma falha na memória, como se perguntar: "Será que já vi este filme?", não é o sentimento de esquecer algo, mas de estranhar o que está acontecendo. É a sensação de estar revivendo alguma experiência passada e até adivinhar o que vai ocorrer após a ação.
Já a explicação científica, diz que é simplesmente uma falha no cérebro, pois existem duas memórias, a de longo prazo e a imediata. A imediata é como ver/ouvir o número de um telefone e conseguir repetí-lo facialmente, mas logo você esquece o mesmo. Já na memória longo prazo você guarda as coisas por dias, meses, anos, talvez para sempre mesmo que o pra sempre, sempre acabe -n. Então a ciência explica que você ve o fato com a memória de longo prazo, não a imediata, e isso lhe propõe a sensação de já ter visto.
Existem mais 3 tipos de Déja Vu, o já vivido, já sentido, e o já "visitado". E existe também a sensação oposta, o Jamais vu.
Mas para o post não ficar muito longo, pesquise sobre.
Chega das minhas coisas inuteis HAIUSFSIUDAO obrigada pra quem leu, até terça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário